terça-feira, 23 de setembro de 2014

Feliz Ano Novo Judaico - 5775



Como dizemos na apresentação, este não é um blog judaico (não tem filiação político-partidária, religiosa, nacionalista, racial ou étnica). Somos um pequeno grupo de amigos da Internet, portugueses, que gostam de Israel - o Estado, a Nação, o Povo e a Cultura.

Hoje estamos à beira de uma data festiva em Israel, o Ano Novo Judaico, ou Rosh Hashaná, que se celebra no primeiro dia do mês de Tishrei, o primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no calendário gregoriano.

Como ocorre no Ano Novo, cá em Portugal e no mundo cristão, é uma data festiva para todos, e, para os que levam a religião mais a sério, é tempo de balanços, de olhar para o que se fez no ano que finda e para estabelecer boas resoluções para o que se inicia, com a ajuda de Deus.

Na cultura hebraica, ao primeiro dia do ano seguem-se 10 dias de meditação e introspecção - que fazem falta a qualquer pessoa, de qualquer cultura, e por isso até podemos tomar este costume como mote e fazer o mesmo.

Se quer desejar bom ano a um amigo judeu, diga-lhe Shana Tová, que significa "Bom Ano". Ou Shana Tovah Umetukah, que significa "Um ano bom e doce".

E por falar nisso, aqui vai um panorama da mesa de ano novo judaico:


Maçãs, mel, romãs, tâmaras, peixe, chalá (pão redondo), vinho doce e outros. Cada um destes alimentos tem um significado tradicional.
Que o novo ano judaico possa trazer muitas coisas boas para toda a gente e especialmente para Israel.


Reportagem desde Israel


P.S. - Kotel, em directo.

1 comentário:

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.