segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Geografia de Israel



Há tanta gente com opiniões definitivas sobre Israel e não é capaz de o encontrar no mapa...

A terra que mana leite e mel ... Êxodo 03:08

Israel é um país pequeno, estreito, semi-árido, na costa sudeste do Mar Mediterrâneo. Entrou na História há cerca de 35 séculos, quando o povo Judeu abandonou o seu modo de vida nómada, se instalou na Terra e se tornou uma nação.
Ao longo dos anos, esta Terra foi conhecido por muitos nomes - Eretz Israel (Terra de Israel); Sião (nome de uma das colinas de Jerusalém, que passou a significar a cidade e da Terra de Israel como um todo); Palestina, derivado da Filístia (terra dos Filisteus, povo há muito extinto), termo usado pela primeira vez pelos Romanos; a Terra Prometida; e a Terra Santa, para mencionar apenas alguns. No entanto, para a maioria dos israelitas de hoje, o país é simplesmente Haaretz - a Terra.

Mapa de Israel ao longo dos tempos:

 

Mais de 7 milhões de pessoas vivem hoje em Israel - 5,4 milhões são judeus e 1,4 milhões são árabes. Um amplo espectro de estilos de vida caracteriza o país, que vão do religioso ao secular, do moderno ao tradicional, do urbano ao rural, do comunal ao individual.



Músicos de rua em Jerusalém.

Israel, a terra da Bíblia e a pátria histórica do povo judeu, situa-se no Médio Oriente , ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e faz parte de uma ponte de terra que liga três continentes: Ásia, África e Europa. Nesta terra, o povo judeu começou a desenvolver a sua religião e cultura distintas há cerca de 4.000 anos, e aqui tem preservado uma presença física ininterrupta, durante séculos, como um Estado soberano, e outras vezes sob dominio estrangeiro.


 Tente descobrir Israel no mapa...
Longo e estreito em forma, o país tem cerca de 466 quilómetros de comprimento de norte a sul e cerca de 85 quilómetros de largura no seu ponto mais largo, entre o Mar Morto e a costa do Mediterrâneo. Israel faz fronteira com o Líbano no norte, Síria a nordeste, a Jordânia a leste, Egipto a sudoeste e o Mar Mediterrâneo a oeste.
Embora pequeno em tamanho, Israel abrange as características topográficas variadas e os climas de um continente. No norte, as terras altas florestadas da Galileia fundem-se com férteis vales verdes; dunas de areia e terra marcam a planície costeira na fronteira com a costa do Mediterrâneo; os picos rochosos da Samaria e cadeias de montanhas da Judeia, no centro do país, descem bruscamente para a semi-tropical Vale do Jordão e para o Mar Morto, o lugar mais baixo do país. Desertos montanhosos estendem-se para o sul, através do Negev e Arava, no Golfo de Eilat, o extremo norte do Mar Vermelho.


Clima
O clima temperado do país é caracterizado por muito sol, com uma estação chuvosa, de Novembro a Abril. A precipitação total anual varia de cerca de 20-30 centímetros no norte a pouco mais de um centímetro, no extremo sul. As condições climáticas regionais variam consideravelmente: Verões quentes e húmidos e Invernos suaves, com considerável precipitação na planície costeira; Verões quentes e secos e Invernos moderadamente frios, com chuva e ocasionalmente neve, nas regiões montanhosas; Verões quentes e secos e Invernos agradáveis ​​no Vale do Jordão; e durante todo o ano, condições semi-áridas, com dias quentes e noites frias, no sul.
Água
Porque a água é escassa na região, são feitos esforços intensos para maximizar o uso da que está disponível e buscar novos recursos prospectivos. Na década de 1960, as fontes de água doce do país uniram-se numa rede nacional integrada, cuja artéria principal, a Conduta Nacional, traz água do norte e centro do país para o sul semi-árido, através de uma rede de tubos gigantes, aquedutos, canais abertos, reservatórios, túneis, barragens e estações de bombeamento. Os projectos em curso para a utilização de novas fontes incluem a 'sementeira' de nuvens, a reciclagem de água de esgoto e a dessalinização da água do mar.
Flora e Fauna
A rica variedade de vida animal e vegetal de Israel reflecte a sua localização geográfica, bem como a sua topografia e clima variados. Mais de 500 tipos de aves, cerca de 100 espécies de mamíferos e 90 espécies de répteis, e cerca de 3.000 tipos de plantas (150 dos quais são endémicos de Israel) são encontrados dentro das suas fronteiras. Mais de 150 reservas naturais e 65 parques nacionais, abrangendo cerca de 400 quilómetros quadrados, foram estabelecidas em todo o país, com várias centenas de sítios adicionais em fase de planeamento.

Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel
 

1 comentário:

  1. Esta minúscula faixa de terra abençoada pelo Eterno é o cumprimento de uma promessa e a sua fartura, fertilidade e a própria existência através do seu renascimento são prova de sua fidelidade.

    Shalom Israel


    Fabiana
    Rio de Janeiro
    Brazil

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.