quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aldrabama ou o Reino da Estupidez - 1

 

A infiltração esmagadora da Irmandade Muçulmana na administração Obama parece não preocupar os media mainstream, os que formatam a opinião pública.

Já vão despontando, até na Imprensa mais politicamente correcta, algumas tímidas críticas a Obama, mas são minudências que se enquadram no anti americanismo recorrente Não são nada, comparadas com a verdadeira extensão do problema, a que vamos dedicar-nos um bocadinho neste em próximos posts, a juntar ao que já temos divulgado.



O apoio da administração Obama à Irmandade Muçulmana e à Sharia no Egipto continuam a ser alegremente omitidos das notícias mainstream.

Fortalecendo o Islão: 'Taqiyya' na Casa Branca ? 
Por MARTIN SHERMAN - Jerusalem Post

2013/12/05


Era isto que os bem intencionados e crédulos judeus americanos tinham em mente, quando, persuadidos pelas promessas de Obama de "apoiar Israel", lhe deram o seu apoio? 


 US President Barack Obama at the White House

O grande estudioso do Islão, Bernard Lewis, advertiu que a América se arriscaria a ser vista como inofensiva como inimigo, e traiçoeira como amigo. O governo Obama parece ter elevado esse pensamento ao nível de doutrina. O que não está ainda  claro é se foi planeado ou se se trata de mera incompetência.
- Mark Steyn, "Rendição em Genebra"National Review, 29 de Novembro.

Estes sentimentos preocupantes expressos por Steyn, um
incisivo colunista conservador  de origem canadiana, espelham com precisão quase assustadora aqueles o que eu perguntei na minha coluna anterior - "Será que o Ocidente pode suportar a presidência de Obama?" - publicada apenas um dia antes. Nela, eu comentei: "o aspecto realmente arrepiante da actuação de Obama é que ele é realmente difícil de diagnosticar, se os resultados abismais que vemos representam um fracasso e um esmagamento das suas políticas, ou um sucesso calculado; se são produto de inépcia crónica ou de previsão proposital".

A estupidez não pode ser descartada 

Ambas as peças foram escritas em resposta ao acordo P5 +1 em Genebra sobre o programa nuclear iraniano, em grande parte sob o comando do Secretário de Estado de Obama, John Kerry, em que Teerão conquistou ganhos significativos - tanto económicos como políticos - em troca de ... bem, não muito.

Perante um acordo incompreensivelmente favorável à teocracia tirânica do Irão, Steyn usou de benevolência ao admitir que a possível explicação pode estar no reino da estupidez em vez de no reino do sinistro. Ele admite - cáustico: "Certamente que, e visto que John Kerry esteve infalivelmente errado em todas as questões de política externa durante quatro décadas, a pura estupidez não pode ser descartada." 

Esta é uma apreciação benevolente, porque com o passar do tempo, há evidências de que uma possibilidade mais sinistra pode estar a amergir cada vez mais, perturbadoramente plausível. O acordo de Genebra é tão paralisantemente perturbador, tão ténue nos seus termos, tão vago, tão equívoco, tão dado a interpretações dúbias, que mesmo alguns dos defensores mais bajuladores de Obama deram por eles a expressar dúvidas heréticas sem precedentes quanto à solidez da sua racionalidade.  

Alguns, como o professor de Direito de Harvard, Alan Dershowitz, foram estridentemente contundentes ao expressar as suas dúvidas. Outros, como Jeffrey Goldberg, indelicadamente designado por alguns como propagandista-jornalista de Obama, pareceram quase arrependidos e envergonhados (...)
 

A 'taqiyya'

Para aqueles não familiarizados com o termo taqiyya no título, uma breve explicação: A noção de taqiyya e o seu significado têm sido amplamente discutidos na literatura sobre o Islão, de forma tão clara que não podemos abranger o debate académico completo aqui. Assim, uma explicação altamente comprimida terá que ser suficiente. 

Historicamente, a prática é sancionada pelo Corão, foi codificada pela primeira vez por minorias xiitas e refere-se ao à dissimulação (ou seja, o acto de ocultar ou dissimular) a sua fé religiosa para se proteger da perseguição dos mais poderosos muçulmanos sunitas.

No entanto, hoje, como o conhecido estudioso do Islão, Raymond Ibrahim, nos diz: "A taqiyya não é, como muitas vezes se supõe, um fenómeno exclusivamente xiita." 

Ibrahim cita o professor de estudos islâmicos Sami Mukaram, autor de mais de vinte livros sobre o Islão: "A taqiyya é de fundamental importância no Islão. Nós podemos ir tão longe a ponto de dizer que a prática de taqiyya é 'mainstream' no Islão. A taqiyya é muito prevalente em política islâmica, especialmente na era moderna." Assim, Ibrahim afirma que a taqiyya tem vindo a ser "não implantado como dissimulação, mas como engano activo ... engano que é doutrinariamente fundamentado no Islão, e muitas vezes descrito como sendo igual, às vezes superior, a outras virtudes militares universais, tais como coragem, fortaleza, ou o auto-sacrifício".
 

Por agora não tenho nenhuma intenção de me engajar no debate ideo-teológico sobre o verdadeiro significado e alcance da taqiyya, ou nos méritos académicos de interpretação amplamente citados de Ibrahim em particular, mas uma coisa é indiscutível: Há claramente uma parte considerável de opinião especializada que sustenta que, na era moderna, a taqiyya parece ter-se tornado um meio não só para defender o Islão contra os infiéis, mas para avançar entre eles, particularmente no Ocidente. 

De facto, no discurso público, o termo passou a designar "engano doutrinário activo" não apenas com a finalidade de preservar os valores islâmicos religiosos, mas para avançar para objectivos islâmicos políticos. É neste sentido que se tornou um termo amplamente utilizado no debate ideo- político sobre o Islão e sobre os métodos utilizados para prosseguir os seus objectivos no Ocidente. 

É neste sentido que me vou referir a ele aqui. Claro que seria injusto dar a entender que esse subterfúgio é um estratagema puramente muçulmano. Afinal, ele foi elogiado por não-muçulmanos durante séculos. Por exemplo, há mais de 2500 anos, o antigo estratega militar chinês Sun Tzu escreveu: "Toda guerra é baseada na dissimulação. Assim, quando somos capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar as nossas forças, devemos parecer inactivos".

Na verdade, mesmo a Bíblia (Provérbios 24:6 ) prescreve que "por engano teu lhes farás guerra", que por um tempo foi o lema do serviço secreto externo de Israel, a Mossad.

No entanto, no Islão, parece haver uma muito maior sanção doutrinária para um uso mais amplo, ousado e abrangente de "engano activo" perante o infiel, o "outro" - não tanto no interesse de autopreservação entre eles, mas de domínio sobre eles.


(continua)

1 comentário:

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.