quarta-feira, 25 de setembro de 2013

'Jovens Ladrões Ciganos'

 

Ministro do Interior, Manuel Valls, disse que “a maioria dos roma devia ser reconduzida à fronteira” - Público

À distância confortável de um gabinete ministerial, de um condomínio de luxo, de uma sede partidária ou mesmo de uma mesa de café, é fácil arengar acerca de integração ou da livre circulação. A tentação é vestir a realidade com a ideologia. O problema não é 'os ciganos' versus 'os não ciganos'. O problema não é de racismo ou discriminação.

- Os ciganos, como quaisquer cidadãos, devem estar sujeitos às leis do Estado. O que muitas vezes não acontece, nomeadamente em Portugal, verificando-se que os ciganos gozam de alguns direitos que o comum cidadão não tem. Em muitas situações (por exemplo na estrada, nas repartições públicas e serviços do Estado, na distribuição de regalias sociais, os ciganos são frequentemente beneficiados).

- O problema que França e outros países vivem actualmente não é com os ciganos como um todo, mas com os ciganos vindos da Roménia, que se dedicam à mendicidade, ao crime e à exploração de menores. É irrelevante se se trata de ciganos. Trata-se de pessoas que estão a perturbar a ordem pública e a transgredir as leis. 

- Este documentário, feito numa perspectiva abertamente pró-ciganos e anti-europeus (é pena que  o realizador não dispa a sua camisola ideológica...), não deixa de denunciar, ainda assim, o mundo de ilegalidade e o enriquecimento ilícito de alguns ciganos romenos. 'Jovens Ladrões Ciganos' é o título deste documentário da BBC, que vale mesmo a pena ver até ao fim.

"Em toda a Europa, crianças estão ser forçados a andar nas ruas a mendigar e roubar. Vêm de uma das comunidades mais pobres da Europa - os ciganos romenos.

Durante séculos, os ciganos viveram à margem da sociedade e enfrentaram discriminação brutal. Muitos têm recorrido a roubar e mendigar para sobreviver.

Mas nos últimos 20 anos, o crime organizado tomou conta dessas comunidades. E desde 2007, quando a Roménia entrou para a União Europeia, crianças ciganas foram traficadas e exploradas numa escala muito maior.

Na tentativa de entender o que está a acontecer com essas crianças romenas, o cineasta Liviu Tipurita embarca numa viagem pela Europa que o leva para dentro do mundo fechado da comunidade cigana, e fala com as autoridades e instituições destinadas a lidar com este fenómeno preocupante ."

1 comentário:

  1. Claro que quando são os muçulmanos a fazerem (e garanto que fazem) o que os ciganos fazem, o senhor ministro lá estaria a dizer algo como "há que compreender a sua cultura a adaptarmos a isso"...

    FS

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.