segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Ocidente Nada de Novo


No Mundo Livre de hoje abundam simpatizantes de regimes tirânicos - sejam as teocracias islâmicas, sejam as autocracias comunistas.
Nos anos 30 também havia muitos simpatizantes de Hitler fora da Alemanha. Muitos acabaram por sofrer amargamente as consequências da demência Hitleriana.

Na História da Segunda Guerra Mundial continuam a aparecer histórias surpreendentes; em Hollywood fez-se negócios com os nazis, segundo conta Ben Urwand no livro The Collaboration: Hollywood’s Pact with Hitler.

Um excerto do artigo do Público:
"Encorajados por Joseph Goebbels, homem de confiança de Hitler que viria a ser ministro da Propaganda do Reich, membros do partido soltaram ratos e lançaram bombas de mau cheiro nas salas berlinenses onde o filme de Milestone* estava a ser exibido."
* - O filme é  All Quiet on the Western Front/ A Oeste Nada de Novo (da famosa cena em que dois soldados inimigos ficam numa trincheira até raiar o dia, extenuados após tentativas vãs de se matarem um ao outro). 

Com outros protagonistas, revive-se esse espírito de simpatia ou indiferença para com ameaças muito sérias à Liberdade e à Democracia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.