segunda-feira, 15 de julho de 2013

More Seinfeld For You!

 

Já foi há um par de anos. Certa noite de insónia fui para a sala e liguei o televisor na saudosa SIC Comédia (agora a comédia da SIC é mais o José Castello-Branco a chamar "SUA PORCA!!!!!!" a um tourito bebé). Dei com o Cosmo Kramer , um rapaz de cabelo em pé, todo satisfeito porque tinham chegado os seus pêssegos preferidos à frutaria da esquina. Pensei cá p'ra mim: "Aqui está uma personagem que  gosta de fruta!".

Na noite seguinte, pela mesma hora, uma estranha sensação de vazio fez-me ligar maquinalmente o televisor. Lá estavam eles outra vez. Jerry, Elaine, Kramer, George. Quando percebi que Kramer não era apenas um tipo que gostava de fruta, comecei a perceber que aquela não era uma série de humor qualquer. E fiquei agarrado para toda a vida!

Não se explica "Seinfeld". É simplesmente e de longe a série de comédia mais absolutamente estratosférica de sempre. Ou melhor: não é a melhor, porque é simplesmente de outro campeonato! A dada altura a incomensurável diversão que Seinfeld proporcionava, mesclava-se com uma admiração brutal pelo talento dos argumentistas que engendraram tal gema. Rir e exclamar "Estes gajos, pá!!!", tornou-se uma rotina cá em casa, onde quase todas as noites se consomem religiosamente uns quantos episódios.

Não vale a pena descrever aqui a trama e o contexto da série. Quem conhece, sabe do que falo. Quem não conhece, fique a saber que quando Seinfeld passou pela segunda vez, prescindi de umas férias para poder gravar todos os episódios.

"Seinfeld" revolucionou a comédia, em boa parte por ter quebrado uma quantidade incomensurável de tabus. Uma amostra do episódio "O Nazi das Sopas":


Co-autor de "Seinfeld", Larry David é outro génio, que na série biográfica semi-ficcionada "Curb Your Enthusiasm" continua a reinventar a comédia e dar novos mundos ao mundo do génio. Este trecho é do episódio "Galinha Palestiniana":


Hoje o Público conta que Jerry Seinfeld é o comediante mais bem pago do mundo. Jerry e Larry continuam a ganhar dinheiro com a série, 15 anos depois do último episódio. Merecem inteiramente. 

E o que tem isto a ver com Israel? É que Jerry e Larry, são judeus, e o humor é um dos mais característicos traços de personalidade dos Judeus. Como diz uma personagem num dos episódios, foi isso que os ajudou a sobreviver durante 4 mil anos... :-)

2 comentários:

  1. Eh eh, tenho as temporadas todas em disco :)

    Embora para quem descubra a série agora esta não terá o mesmo impacto que teve para quem a viu quando saiu originalmente (foram muitas noites a dormir tarde devido ao tardio horário de transmissão na TVI). Quem descobre a série agora certamente apontará vários clichés e convenções já vistos em muitas sitcoms. No entanto, muitos desses clichés e convenções surgiram com o Seinfeld.

    Aliás, várias expressões usadas no Seinfeld entraram na linguagem popular americana da mesma forma que expressões do Herman José entraram na linguagem popular portuguesa ("não havia necessidade...").

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.