terça-feira, 19 de março de 2013

Israel-Portugal, sexta-feira 22


É já esta sexta-feira o encontro entre Israel e Portugal, a contar para a fase de apuramento do Campeonato do Mundo de Futebol cuja fase final se realizará em 2014 no Brasil. As contas do grupo F estão assim, com Israel em segundo lugar e o israelita Tomer Hemed a liderar a lista dos melhores marcadores, com 5 golos:


Equipa
J V E D GM GS DG Pts
 Rússia 4 4 0 0 8 0 +8 12
 Israel 4 2 1 1 10 5 +5 7
 Portugal 4 2 1 1 6 3 +3 7
Irlanda do Norte 4 0 3 1 3 5 −2 3
 Azerbaijão 4 0 2 2 2 6 −4 2
 Luxemburgo 4 0 1 3 2 12 −10 1


Apesar de Israel ser uma selecção modesta no âmbito europeu, o seleccionador nacional está a convocar reforços, para que não se repita o desaire de 28 de Outubro de 198, quando Portugal perdeu por 4-1 com Israel em Telavive, com três golos de Beni Tabak. Jogava-se o apuramento para o Mundial de 82 em Espanha.

Nenhuma das equipas acabaria por se qualificar. O que foi pena, porque foi uma competição animada, com atractivos tais como uma meia-final emotiva entre França e Alemanha e uma divertidíssima selecção do Kuwait que levava camelos a assistir aos jogos e se retirava do campo quando estava a perder:



Porque a maioria dos países árabes se  recusa a jogar com Israel, e selecção do Estado Judaico teve que integrar a UEFA e competir directamente com os melhores do mundo, incluindo Portugal, actual 8º classificado no ranking global do pontapé na bola. O futebol foi introduzido em Israel durante a ocupação do Império Otomano e os campeonatos organizados durante o mandato britânico incluíam equipas árabes, judaicas e inglesas.

Que ganhe o melhor esta sexta-feira, e se possível que vejamos Portugal e Israel a passarem à fase seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.